quarta-feira, 14 de março de 2012

Google homenageia Akira Yoshizawa


Artista japonês, que completaria 101 anos hoje, criou mais de 50 mil modelos e também foi pioneiro em diversas técnicas de dobraduras

    O Google homenageia Akira Yoshizawa, mestre do origami, que completaria 101 anos de idade nesta quarta-feira. Hoje também é o sétimo ano de falecimento do japonês.


O doodle do artista traz letras de seu logotipo feitas de origami: técnica de dobrar uma peça de papel criando representações de determinados seres ou objetos, sem cortá-la ou colá-la.

Yoshizawa criou mais de 50 mil modelos de origamis e também foi pioneiro em muitas técnicas. O mestre da arte cultural, que nasceu em Kaminokawa, no Japão, aprendeu sozinho a montar as artes.

Após ficar conhecido pelo seu talento e contribuir com a cultura do país, Yoshizawa atuou como embaixador cultural do Japão. Em 1983, o imperador Hirohito o honrou com a ‘Ordem do Sol Nascente’, uma das maiores honrarias destinadas aos cidadãos japoneses.

Arte na vida de Akira Yoshizawa

O mestre dos origamis nunca quis vender as suas figuras. Ele fazia doações e presenteava as pessoas. Além disso, Yoshizawa emprestava os origamis para  exposições no Japão e outros países.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Akira Yoshizawa foi considerado o grande mestre de origami. Ele é creditado como criador do origami de artes vivas. De acordo com sua própria estimativa feita em 1989, ele criou mais de 50.000 modelos, dos quais apenas uma centena de desenhos foram diagramadas em seus 18 livros. Yoshizawa atuou como um embaixador cultural internacional para o Japão ao longo de sua carreira. Em 1983, o imperador japonês Hirohito nomeou-o com uma das maiores honrarias que podem ser dadas a um cidadão japonês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário