sábado, 25 de fevereiro de 2012

Lenda do Tsuru

A ave tsuru simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave-símbolo do Origami).

A lenda do tsuru diz que quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados. 

Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade.  



A figura do tsuru (grou) em origami é uma das mais populares e também considerada a dobradura mais perfeita, pois sua forma básica serve de base para outras figuras de papel, desde animais até plantas.



Antigamente costumava-se pendurar estas aves de papel, no teto para distrair as crianças, especialmente bebês que não sabiam andar. Os grous de papel também eram oferecidos nos templos e altares, juntamente com as orações para pedir proteção. Acredita-se que originalmente, eles tinham apenas a função decorativa, e só mais tarde foram associadas às orações, sorte e fortunas.




Atualmente no Japão, nas festas de ano novo, casamento, nascimento em comemorações festivas de modo geral, a figura do tsuru está presente na decoração ou nas embalagens de presente simbolizando saúde e fortuna.

Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil grous (senbazuru) para que ela se reestabeleça o quanto antes. Ao dobrar cada figura, as pessoas depositam nela toda fé e esperança na recuperação do doente. No monumento da Paz emHiroshima, onde caiu a bomba atômica, há vários conjuntos de mil grous, vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir uma coisa: paz mundial. Para a confecção destes mil grous é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário